Atributos Do Animal Domesticado.
- Sociabilidade: é o instinto que conduz os animais a procurarem a vida conjunta.
- Mansidão Natural: se expressa pela ausência do instinto selvagem, existindo especies mais mansas como as cabras e as ovelhas e outras menos mansas como o cavalo e as abelhas.
- Fecundidade em Cativeiro: é o atributo considerado mais importante por permitir a perpetuação da especie, sendo o grande responsável pelo aumento populacional das especies que foram domesticadas.
Grau de Domesticidade: é um artificio criado pelo homem para medir as manifestações dos atributos do animal domesticável em cada especie. Em algumas especies esse grau pode ser plena ou total, como a cabra, o cão, a ovelha, e em outras especies esse grau é parcial.
Fase ou Estágio do Processo Domesticação.
- Prisão: Apreensão, Aprisionamento ou Cativeiro. É a fase de domínio do homem sobre o animal, tirando a sua total liberdade.
- Amansamento: É a fase em que o animal subordina-se a vontade do homem.
- Domesticidade: É a fase em que o animal atinge a condição de doméstico ou seja convive naturalmente com o homem ofertando-o em serviços ou utilidades e recebendo todos os cuidados(manejo).
Métodos Empregados na Domesticação.
- Violento: a fome, a força, a prisão e os castigos corporais, (um método completamente desnecessário, pois os animais não precisam sofrer para serem domesticados, depende do método correto para se chegar a domesticação.).
- Pacifico: os animais se aproximam do homem espontaneamente em busca de alimentos e proteção.
- Intermediário: o habito de viver em rebanhos, facilitando o manejo e a locomoção, ex.: o boi, a cabra, a ovelha, ( método mais utilizado.).
Nenhum comentário:
Postar um comentário